sábado, 3 de abril de 2010

RESGUARDO É FORÇA

Após algumas questões sobre resguardo, resolvi escrever sobre esse tema.
Nós que freqüentamos uma casa de axé estamos sempre, nem que seja uma vez a cada dois meses, de resguardo. Ele é uma pedra no caminho de muita gente. O fato de ter algo proibido de ser feito na sua vida, por você, mesmo que por uma parcela pequena de tempo é incômodo. Mas é algo necessário.

O resguardo, ou o que muitos chamam de preceito, é necessário por uma questão de respeito, de manter o corpo “limpo” de interferências outras que não sejam dos orixás. O resguardo nos faz senhores de nós mesmos, aprendemos a dominar a nossa vontade, sacrificamos essa vontade visando um bem maior, não somente nosso, o da nossa comunidade, nossa família de santo.

Ele também mostra aos nossos Inkisses/Orixás/Voduns a força da nossa vontade, que conseguimos usar a razão acima da emoção, da busca pelo prazer, que conseguimos sacrificar um pequeno momento de prazer por um bem maior que vislumbramos para nossa vida. È uma contribuição em troca da força que nos concedem. E acima de tudo é respeito.
É respeito ao trabalho feito em prol do nosso bem, é respeito pelo Orixá/Inkisse/Vodum que está sendo agradado naquela obrigação, é respeito pelo axé que colocaram em nossos oris.

A maior parte dos clientes do candomblé segue, mas não compreendem o porquê dessas restrições, mas nós, iniciados, temos a obrigação de buscar saber como isso é encarado na casa de axé, como o Zelador vê as restrições. Como explica essas restrições.

Geralmente o resguardo inclui a inibição de sexo, bebida, pimenta, cores fortes como preto e vermelho. Esses elementos têm uma ligação íntima com o Orixá Exu.
Um Orixá que está presente em tudo na casa de axé e que não deve ser solicitado ou se desviar do objetivo que é encaminhar nossos pedidos aos Orixás, naquele momento, naquele ritual. Depois de feito o trabalho, os rituais de oferta, ele é o responsável por encaminhar o axé dessas atividades ao mundo dos orixás.

Quando estamos em trabalhos coletivos fazemos uma corrente naquele momento e cada pessoa é um elo, se um quebra o resguardo a corrente se desfaz,e o trabalho perde a força que deveria ter. Ninguém é prejudicado diretamente, pois o Orixá não é punitivo, mas a força não é a mesma. O trabalho não é visto e recebido da mesma forma pelos Orixás.

Por causa disso, vemos casas que fazem trabalhos iniciações que as pessoas só ficam sabendo da saída, o zelador escolhe quem vai participar da corrente. E isso se reflete em perda de aprendizado. Se a pessoa é pouco solicitada na casa, ela passa menos tempo ali dentro e menos ela aprende.
Claro que temos casos de pessoas que impõem resguardos desnecessários, inventam quizilas de acordo com o seu gosto. O que é um desrespeito com quem é obrigado a seguir essas invencionices, e afronta aos Orixás/Inkisses/Voduns que são usados para justificar uma mentira baseada no gosto ou desgosto do zelador.

Temos esse tipo de resguardo coletivo, que enfraquece trabalhos coletivos quando é quebrado; e temos ainda os resguardos de trabalhos individuais. Muitos irmãos vêem ao blog porque quebraram o resguardo e querem saber o que vai acontecer. Como bem respondeu o irmão mais velho,Tomege, Orixá quer ser obedecido. E não se barganha com eles. Quebrou o resguardo, o trabalho foi vão, não se conserta elos de confiança do dia pra noite, é preciso tempo para que Orixá perdoe nossa falha.

Em suma, precisamos lembrar sempre que resguardo é força, e traz axé a todos nós.

273 comentários:

  1. Olá Ronaldo
    Acho importante que você se empenhe na divulgação do Candomblé, pois esse é também aquilo a que aspira a equipa do blog http://ocandomble.wordpress.com mas acho que seria importante que você colocasse referência nas suas postagens às matérias que você publicou aqui e que foram retiradas de lá, literalmente, e até com a mesma escolha de imagens...
    Nós fazemos isso, e creio que é o correcto a fazer, sempre que as fontes são outros autores, e sempre que essas fontes sejam conhecidas.
    O facto de você compilar o nosso blog quer dizer que você gosta e acha interessante o que encontra por lá, mas acredito que merece referência.
    Axé!

    ResponderExcluir
  2. Motumbá irmão, é isso mesmo o que escreveu, esta de parabéns por ter visto a verdade do preceito, e sobre quebra-lo isso é bem complicado, mas depende, cada um é um caso assim como ja vi muito....parabens pelo blg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui rapado agora pouco mas o santo pediu pra mim q sou de axogum ficar 21 dia de cotregum e imbigueira tudo por q eu levei um pouco de sol tudo bem mas hoje eu estava vendo um video proibido e nao no momento gozei mas nao foi mas turbaçao sera q isso vai me prejudicar no resguarde

      Excluir
    2. Porq o iniciado não pode sentar ce numa cama ou até mesmo dormir em uma apenas em esteras

      Excluir
    3. Porq a cama é o lugar onde fazemos baco(sexo) entao nao é permitido

      Excluir
  3. Me tire uma duvida por favor, meu namorado esta de resguardo , mais eu fico na vontade de namorar.
    Agente ainda nao fez sexo , mais eu fiz sexo oral nele, pode acontecer alguma coisa?
    Obrigada espero que me responda o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida, idepedente do ato ter penetraçao ou nao. O sexo oral é uma forma de sexo. Sendo assim preceito foi quebrado. Esse resguardo e em respeito ao orixa que está abitanto aquela cabeça . Sao sacrificios que dwvem ser cumprido e respeitados

      Excluir
    2. Ola querida, idepedente do ato ter penetraçao ou nao. O sexo oral é uma forma de sexo. Sendo assim preceito foi quebrado. Esse resguardo e em respeito ao orixa que está abitanto aquela cabeça . Sao sacrificios que dwvem ser cumprido e respeitados

      Excluir
    3. E o que acontece com a quebra do resguarda?

      Excluir
    4. Eu esta no recolhimento, passou 11 dias e não aguentei, acabei fazendo amor, porem não sentir nada fira do normal, mais pedi desculpa e fiz uma proposta au meu guia que faria um novo preceito, mais o que pode acontecer?

      Excluir
    5. o resguardo é tambem uma forma de provar fidelidade ao seu orixa e se vc quebra esse resguardo é como dar facada nas costas de um amigo que esta ali só pra te ajudar. para saber o que o seu orixa vai mandar vc fazer ou nao somente seu pai de santo pode dizer.

      Excluir
    6. o resguardo é tambem uma forma de provar fidelidade ao seu orixa e se vc quebra esse resguardo é como dar facada nas costas de um amigo que esta ali só pra te ajudar. para saber o que o seu orixa vai mandar vc fazer ou nao somente seu pai de santo pode dizer.

      Excluir
    7. Se ele não pode fazer, eu posso. Vem cá!

      Excluir
    8. Olá fiz uma limpeza .no outro dia passei por cima do arame farpado tem alguaa coisa ? Esta
      Minha prima disse que não qi que só tinha se eu passasse por nqixo

      Excluir
    9. Passase por baixo rsrs por facor

      Excluir
  4. Claro que quebra né gente quando vc bate punheta voce pensa na sua mãe???

    Então quebro resguardo a outra da chupeta nem se fale!!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk....

      Meu Deus, cada pergunta sem noção.

      Punheta e chupeta quebram resguardo...!?

      Aff Maria, vc se ferraram.

      Excluir
    2. Foi retirado o kele, agora tem o resguardo do orixá de 21 dias.
      Beijar na boca quebra resguardo?

      Excluir
    3. Me tirem uma dúvida eu arriei umas coisas e no segundo dia eu fumei um cigarro sera que interferio e três banhos três Dias de resguardo no quarto dia depois dos banho eu bebi um pouco de shanpanhe ser que afetou algo?

      Excluir
  6. se quebrarmos o resguardo como faz pra reverter a situaçao ??? tomei suco de caja , acho que e comir ovo , tem problema ???

    ResponderExcluir
  7. Kkkkkkkk nossa fazervbchupeta lógico q o resguardo foi embora kkkk

    ResponderExcluir
  8. Fui em uma casa de axé para desfazer um trabalho que fizeram pra mim. O trabalho para desfazer feitiço foi realizado e me foi recomendado ficar de resguardo 3 dias. Não comer pimenta, dendê, não beber e não fazer sexo. Porém no último dia acabei esquecendo e comi um pedacinho de acarajé com vatapá. Quando lembrei forcei até o vômito. Será que minha proteção foi desfeita e o trabalho para desfazer o mal que me fizeram não vai surtir efeito?

    ResponderExcluir
  9. pois eu penso desa forma que o resguardo ele não pode ser quebrado por que e um desrespeito pra nossos anjos de guarda pois jente;quem tem fé nó trabalho que estar sendo feito sera que não quenta fica tres ou sete dias de resguardo

    ResponderExcluir
  10. 3 meses é que é tenso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to de 3meses de preceito.e foda kkkkkkk

      Excluir
    2. Eu fiquei 4 meses se eu n mim engano sem fazer sexo eu n aguentei entre esses 4 meses e fiz sexo eu tava com o contregum ainda mas já tinha 4 meses

      Excluir
  11. se uma pessoa fez uma limpeza de exu ,egum e taus se quebrar u resguardo oq poderar acontecer a ela?

    ResponderExcluir
  12. E uma besteira que botam ai pessoas sem respeito nem um.se vai ficar de falta de respeito e safadeza nao vai enventar de fazer trabalho.ok a vida nao e so senvergonhice nao e muito mais do que isso.ok

    ResponderExcluir
  13. A ninfomaníaca acima não tem um pingo de respeito pelo namorado. E ele também não se respeita pois sexo oral é SEXO, oras...
    Vá se tratar, sua doente, maluca, vadia... Morreria se ficasse 3 ou 7 dias sem sexo? Ridícula. Louca. Doente. Vá procurar um psiquiatra. Trouxa. E mais ainda: nojenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque tratar a pessoa desse jeito? Acredito que a maluca é você. As pessoas tem o direito de expressar o que desejarem desde quando nao falte com o respeito e esse é o seu caso.

      Excluir
    2. Porque tratar a pessoa desse jeito? Acredito que a maluca é você. As pessoas tem o direito de expressar o que desejarem desde quando nao falte com o respeito e esse é o seu caso.

      Excluir
    3. Katiussia Lacerda

      Vc deve ser tem tanto respeito tanto pela religão quanto as pessoas!
      Neste texto acima são discussões sobre duvidas e cada um tem o direito de saber!
      Se vc realmente é da religião!
      Não deveria xingar mto menos ofender pessoas que buscam SABEDORIA e DUVIDAS!

      Agora pelo fato do sexo ORAL.. EU DUVIDO QUE VC NUNCA COLOCOU A BOQUINHA NA PIROCA!!!

      Hipocrita!

      Excluir
    4. Acho desnecessário o jeito que essa moça responde deu esse comentário isso sim foi uma falta de respeito...

      Excluir
    5. Acho desnecessário o jeito que essa moça responde deu esse comentário isso sim foi uma falta de respeito...

      Excluir
    6. Realmente ,
      Quem tem que se tratar é essa tal de Katiussia.
      Pois nem deve ter um namorado, por isso chama a pessoa de nojenta.
      E outra coisa de que adianta fazer resguardo e ser assim desbocada e mal educada, e ainda por cima esquece que nem todos sabem os preceitos de cada religião.
      E outra coisa as entidades de luz sabem quando estamos de má fé ou não.

      Excluir
    7. Concordo com vcs pessoal...Cada um tem o direito de sanar suas duvidas sobre qualquer assunto....Falta de respeito dessa Katiussia

      Excluir
  14. EU tenho um namorado que vai ficar em resguardo agora em Fevereiro , mas eu tenho muito ciúmes dele com essa religião , pois tem muitos gays que dão em cima dele no facebook que são do mesmo barracão que ele . O que devo fazer ???

    ResponderExcluir
  15. Posso te falar algo? Se nos gays colocar na cabeça que queremos seu marido ou namorado nos vamos pegar nos gays encantamos qualquer homem ainda mais sendo do orixa oxum cuidado viu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebe-se que você é uma pessoa descontrolada e de pouca sabedoria , parece que você vai pro barracão não para praticar sua religião mas pra ficar de sacanagem , não tenho medo de vocês (gays de oxum) eu não sou mulher sou homem , mais seduzente e atraente que você , porém não pratico sua religião, ok? e outra coisa , não ponha o nosso nome como sendo promíscuo não tá !? São pessoas como você por que nos intitulam sendo isto!! Cuidado viu...

      Excluir
    2. Fiz um Ebó de odu , será que posso fumar um cigarro ou algum tipo de fumo ??
      Eu já não aguento mais !!!

      Excluir
    3. Vc pelo que me parece desconhece a religiao. Ela prega amor e ajuda ao proximo nao instiga niguem a ficar em duvida reveja seus conceitos creio que vc desconhece o que e o orixa

      Excluir
    4. Vc pelo que me parece desconhece a religiao. Ela prega amor e ajuda ao proximo nao instiga niguem a ficar em duvida reveja seus conceitos creio que vc desconhece o que e o orixa

      Excluir
  16. Gente eu estou no segundo dia de resguardo , e nao era nein p esta na net , mais eu so quero tirar uma duvida , meu namorado aceita muito minha religiao , ele vai vim aqui em casa amanha , so que eu nao irei fazer sexi nein nada , so que quando ele chegar eu vou ter que comprimentar ele ne , neim que so com um selinho .. se eu der um selinho quebra meu resguardo no ultimo dia ?
    Axe a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quebra nada pois isso é a forma que os namorados e casados se comprinentam , e o orixá não fica com raiva por isso oi aquilo.
      Isso vai de cada cabeça, o que mais tem é pai de santo metendo medo nas pessoas, por isso o espiritismo é encarado por alguns como uma religião diferente.

      Excluir
  17. se masturbar qebra o preceito??

    ResponderExcluir
  18. Todo tipo de relacao sexual seja ela oral, anal, punheta, rarrar, etc quebra o resguardo, é bom até evitar beijar na boca pra que esse beijo nao puxe outras coisas mais fortes e mais picantes. É DIFICIL porem nao é impossivel!

    ResponderExcluir
  19. aaaiiin
    eu estou de resguardo mas me toquei, será que o quebrei?
    estou morrendo de medo

    ResponderExcluir
  20. quebrei meu preceito pq nao sabia q bate punheta nao podia mais eu penso assim q o orixa intendel minha cituação pq meu pai de santo nao tinha me falado isso mais sera q meu orixa nao vai me visitar mais nao ?

    ResponderExcluir
  21. meu marido respeita minha religião, mais não aceita resguardo estou no segundo dia ele disse que de amanhã não passa. O que faço?

    ResponderExcluir
  22. Fui feito no santo , e estou no resguardo de 3 meses , estou indo firme e forte graças a Deus e meu Orixá Logun Ode , pelo o qual fui feito ! Porem meu marido não entende sobre esses preceitos , e ele bateu punheta na minha frente , sera que quebrei o preceito ? pois eu não toquei em suas partes intimas , simplesmente fiquei olhando !

    ResponderExcluir
  23. Ronaldo...meu namorado iniciará os preceitos agora, já conversamos muito sobre o assunto e a importância disso na vida dele. Eu não sou da religião dele contudo não tenho nada contra. A minha pergunta ... sei que durante 3 meses não poderemos ter relações sexuais mas e a troca de carinho sem conotação sexual pode? posso também me masturbar longe dele? obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Fiz um trabalho para tirar cargas negativas e dar equilíbrio. E o pai de santo falou preceito de 3 dias e consegui manter so dois. O que posso fazer para reverter? Se ficar mais um dia adianta trocar o dia perdido por um novo!?

    ResponderExcluir
  25. Gente quem tem orixá de verdade eles nunca vai deixa vc fazer uma coisa dessa eu fui no banheiro para bater punheta quando eu ia começar a bater o meu exu me catou e levou até na casa da minha mãe eh falou tudo o que tinha acontecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade, não é bem assim, até pq ele normalmente so ira te proibir uma vez, então claro que vai deixar e vai quebrar se quiser.
      é complicado, não vou ser hiprocrita de dizer aaaah tem q ser impecável isso é normal, porque não é, sou humana, tenho vontades desejos carnes pecados e imperfeciçoes, o preceito de feitura é chato pra carai, eu como mulher, acho que aguento, mas como homem, acho que é muito muito dificil alguem passar sem cometer algo.

      Excluir
    2. A mulher aguenta 3 meses sem da o cu e a buceta o homem precisa come alguém todo dia llkkk

      Excluir
  26. Tente me tira um duvida eu sou de iemanja ogunté eh eu fiz um brui a mãe de santo falou que eu ia vira no santo e nada disso aconteceú ela disse que eh pq eu tenho a videncia mas que videncia e esta que eu vejo tudo por favor gente me ajudar a entender ai ???? obrigadu

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde! me tire uma dúvida,3meses de preceitos para Fazer o santo né isso? mas depois desses 3meses,pode Levar uma vida "normal"? assim,pode voltar comer,normalmente.o sexo tbm,bebidas?dormir na cama Como no meu caso, sou casada?candomblé nagô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu sou do ketu.
      Fiz um ano e 1 mês agora.
      Que eu saiba o resguardo mais rígido são Duran 3 meses mesmo... Pelo menos o meu foi assim.
      Após esses 3 meses você pode fazer sexo evitando fazer nos dias do seu orixá e na sexta dia de oxalá. Você volta a viver uma vida normal mas praia, cachoeira são uns exemplos de coisas que você fica sem até fazer um ano.
      Estou dando minha opinião pelo que eu passei. Não estou afirmando que é certo e sim um ponto de vista por quem passou por isso e ainda está aprendendo.
      Mas, também varia muito de pais de santo independente da nação!
      Espero ter ajudado :)

      Excluir
    2. Vc esclareceu muita coisa. Estou paquerando um menino tem umas três semanas. Estou realmente interessada por ele, mas aos poucos percebi a complexidade do preceito, como vcs falam. Ele está a um bom tempo e disse que, terminaria na próxima semana. Não tá fácil não, hein! Mas estou tespeitando. Tanto que resolvi me afastar, evitar contato até pq senti q estamos quase q apaixonados, sei lá...
      Pergunto aos demais: há reguardos maiores que 3meses?
      Outra: ele disse que não usa vermelho ou preto, por ser de Oxalá. Quais restrições de resguardo ele pode ter? Nao quero , por ignorância,, acabar fazendo algo a errado e prejudica-lo.

      Excluir
    3. Por favor respeite o tempo de preceito é um período de muito responsabilidade 3 meses passam rápido e lembre-se é um renascimento vc ( ele) está deixando toda negatividade para trás vida nova .AXÉ

      Excluir
  28. eu quebrei o reguardo sem querer comi um pouco de farinha o trabalho foi quebrado tire minha duvida?

    ResponderExcluir
  29. fiz um trabalho e me mandaram ficar de resguardo de comida sexo bebida sem querer quando eu estava colocando o almoço d meus filhos comi o arroz estou comedo é o 2 dia .. o reguardo é d 7dias nunca tinha feito o trabalho foi quebrado ou vaou ser castigada por isso por favor me responda estou em dezespero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ia onde foi feito o trabalho e bebia 3 golinhos de abô

      Excluir
  30. Como faço para conseguir forças para cumprir um resguardo de 3 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa q tudo de ruim vai embora da sua vida ( doenças, pragas, caminhos fechados ,tristeza) pense q o sacrifício valerá a pena pois Orixá é amor cuide e respeite-o e serás muito feliz .muito Axé

      Excluir
  31. Beijar e abraçar quebrar resguardo ou só sexo

    ResponderExcluir
  32. fiz um ebó e no resguardo eu não podia sentar no passeio esqueci e sentei .continuo com o resguardo ou não tem mais jeito mim ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quebrou tem q fazer de novo. Nesses casos e aconsaconselhável nem sair de casa nesses dias para evitar a quebra ou seja jogou dinheiro fora e fazer de Novo. Boa sorte é muito Axé

      Excluir
  33. Ai to tão triste e arrependido, precisava desabafar, fui feito, e no período de resguardo eu me masturbei, me sinto mesmo como o texto diz, sem forças, to com medo de falar pra minha Doné, precisava de um conselho, e tirar uma duvida, qual a punição pra isso, minha feitura não valeu?

    ResponderExcluir
  34. Resguardo é resguardo! Isso todos que frequentam as casas do asé devem saber.
    * No quesito sexo: tudo que o induz como: oral, masturbação etc... É quebra de resguardo.
    Ainda deve- se atentar a resguardos específicos. Pois, tem muitas obrigações que levam resguardos diferentes de outros.
    O resguardo pode ter consequências. Quem dita isso é o santo. Um resguardo quebrado sem intensão o santo entende. Já um provocado ....
    Quebra de resguardo quebra a força da obrigação.
    Para quem quebrou acho válido conversar com o seu mentor espiritual ou zelador de santo para um aconselhamento. ..
    No mais ase!

    ResponderExcluir
  35. Ola tenho uma duvida nao sou feita e nao fiz trabalho,mais em todo os dia do meu santo fico de preceito e respeito a ele.
    Mais quebrei mantendo relacao com meu marido e agora ?
    tudo que eu fiz foi em vao?
    Meu santo se afastara de mim por causa disso?

    ResponderExcluir
  36. Preciso q me tire uma duvida. Esse resguardo é so pra quem ta fazendo a obrigação. Pk nossa mae de santo foi para o rio gra.nde fazer obrigação para os pãozinhos e maezinhas ela vai deitada na casa de axe de la esse resguardo tem q se estender ate nós q ficamos aqui no Paraná

    ResponderExcluir
  37. Gente eu transei com meu namorado e quebrei o preceito. O que devo fazer? falar ao meu pai de santo/?

    ResponderExcluir
  38. Olá, eu tenho uma duvida, como vcs disseram a masturbação quebra o preceito, mas a masturbação também deixa a pessoa de corpo sujo? Se deixa depois d quanto dias ou horas poderei, ou estarei liberado para fazer algo espiritual novamente?

    ResponderExcluir
  39. Boa noite. Queria tirar uma dúvida... Minha mãe de santo me deu 21 dias de resguardo, pois não fiquei 1 mês direto porque me casei , ela deu 2 dias "livres" ,depois desses dois dias eu iria terminar de completa o um mês de resguardo. Fomos para a lua de mel,só que no final do 2° dia eu tive relações sexuais com meu marido , já passado de 00:30 . Isse seria considerado como quebra de resguardo?

    ResponderExcluir
  40. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    ResponderExcluir
  41. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    ResponderExcluir
  42. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    ResponderExcluir
  43. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    ResponderExcluir
  44. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    ResponderExcluir
  45. Estou de resguardo ? Hoje é o meu 20• dia , e beijei na boca. O que faço ? Será que quebrei o resguardo ?

    ResponderExcluir
  46. Meu marido foi ficar de resguardo. Os dos 3 anos. Ele treina pesado. Chegando lá disse pro pai de santo que precisava tomar remedio pro joelho e ficou 15 dias tomando anabolizantes. Quando saiu ficou de preceito.... peguei ele na internet fazendo seco virtual com uma vagabunda q tbm estava la. Só queria saber que merda de religiao eh esta que nem os proprios seguidores respeitam. E todo mundo q conheço dessa religiao nao gosta mas nao sai por medo. Pior q lavagem cerebral. Como se explica isso. Meu marido vive em funçao dessa religiao e ja estou preparando os papeis do divorcio. Quem esta nessa religiao se casa com o santo. Nao pode querer ter uma vida ou uma familia normal. Alem do que sao pessoas q so sabem fazer coisas erradas.só vejo atraso de vida. Meu marido eh um exemplo.

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de saber mais afundo sobre o que é o resguardo, o que a pessoa tem que ficar fazendo? Tem que ficar isolada de tudo, inclusive da internet?? Quem faz trabalho para tirar encosto deve fazer resguardo de quantos dias???

    ResponderExcluir
  48. Olá boa tarde, pedi a um pai de santo que me passase um banho para abrir caminho. Ele me passou e disse que eu tomasse 7 dias, estou no ultimo dia e sinto uma vontade louca de me masturbar, será que se eu fizer isso vou quebrar a corrente? Aaah, tomei o primeiro banho antes de dormir e, no dia seguinte acabei me esquecendo e tomei meio copo de cerveja, será que quebrei a corrente. POR FAVOR ME AJUDE ESTOU EM DESESPERO. obrigada

    ResponderExcluir
  49. Olá boa tarde, pedi a um pai de santo que me passase um banho para abrir caminho. Ele me passou e disse que eu tomasse 7 dias, estou no ultimo dia e sinto uma vontade louca de me masturbar, será que se eu fizer isso vou quebrar a corrente? Aaah, tomei o primeiro banho antes de dormir e, no dia seguinte acabei me esquecendo e tomei meio copo de cerveja, será que quebrei a corrente. POR FAVOR ME AJUDE ESTOU EM DESESPERO. obrigada

    ResponderExcluir
  50. De que adianta fazer perguntas se o blog não responde? Acho que as pessoas gostariam de uma orientação. Só acho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenha seu resguardo sempre que tiver q fazer.

      Tudo que relacione ao sexô evite.
      Bebidas alcoólicas evite.
      E se ficar na dúvida se pode ou não, evite e procure orientação com seu zeladoR, pessoa que está cuidando de vc. Sempre.

      Excluir
    2. Também estou no resguardo de 3 meses... ainda estou na segunda semana e faço exatamente isso, na dúvida, eu evito:
      Sera que posso comer pipoca?
      Na duvida só cheiro;
      Será que posso comer farofa com bacon?
      Não comi...

      Eu ligo pra minha Zeladora que é uma fofa e sempre me auxilia *-*

      Excluir
    3. Também estou no resguardo de 3 meses... ainda estou na segunda semana e faço exatamente isso, na dúvida, eu evito:
      Sera que posso comer pipoca?
      Na duvida só cheiro;
      Será que posso comer farofa com bacon?
      Não comi...

      Eu ligo pra minha Zeladora que é uma fofa e sempre me auxilia *-*

      Excluir
  51. Tire uma dúvida tirei ebó e no mesmo dia meu exu comeu ,e depois me deu vontade louca de ter relação com o pai de minha filha ,aí eu me toquei no banho que acontece ?

    ResponderExcluir
  52. Tire uma dúvida tirei ebó e no mesmo dia meu exu comeu ,e depois me deu vontade louca de ter relação com o pai de minha filha ,aí eu me toquei no banho que acontece ?

    ResponderExcluir
  53. Meu namorado fez um trabalho para Exu Bara em outra cidade, fazendo pedido por mim através de carta assinada por ele. O trabalho foi na segunda-feira e só na madrugada de terça-feira que me falou do resguardo e eu não sabia e quebrei sem saber. Eu estraguei tudo sem saber? vou ficar 6 dias mesmo assim, por respeito. O que me diz sobre isso? Será q o orixá perdoa quando acontece porque não sabia, ou não lembrou desse procedimento após o trabalho ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei, se foi sem querer, não quebra o resguardo. Então no seu caso pode ficar tranquila, mas é bom perguntar para quem fez o trabalho.

      Excluir
  54. O pior do resguardo não é a comida ou bebida e sim o sexo! Estou no terceiro de 7 dias, não está nada fácil. Precisamos focar no objetivo principal, fé e respeito.

    ResponderExcluir
  55. Oi boa noite eu dei uma oferenda com bife para exu macho e um chinchin de galinha só que hj eu destruída comi um pedacinho mesmo minimo de galinha mais não tive intenção nenhuma pedi misericórdia não foi minha intenção o que pode acontecer nesse caso?

    ResponderExcluir
  56. boa tarde!
    eu estou de preceito e estava em um chat e derrepente um rapaz me mandou uma msg e quando fui ver era um nudi. logo apaguei e pedi maleime... mas queria saber se rompi meu preceito?

    ResponderExcluir
  57. mukuiu,
    Sou de matamba nação angola e realizei meu bori porem percebi que para algumas pessoas meu zelador deu preceito de dias diferentes do meu, queria saber se nao tem uma regra, nao deveria ser 21 dias par todos?

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Meu pai d santo disse q n podia nem relar em ninguem, sem aperto de mao, sem toque, sem nada... Isso eh realmente necessario ou eh uma precauçao dele comigo? Pq as vezes eh complicado estar no trabalho e falar p as pessoas q n pode ser tocada, ai eles qrem saber o pq e nem todo mundo aceita, ou qnd vc pega onibus, ou elevador cheio, fico espremida, tentando n dxar me tocarem mas nem sempre eh facil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não pode ser tocada por causa do suor da outra pessoa... carrega a energia dela é vc ñ sabe se é boa ou ñ.
      No meu caso, pra galera aqui de casa poder falar cmg tem que tomar banho, tirar as "sujeiras da rua", então pode.

      Excluir
    2. Eu acho que não pode ser tocada por causa do suor da outra pessoa... carrega a energia dela é vc ñ sabe se é boa ou ñ.
      No meu caso, pra galera aqui de casa poder falar cmg tem que tomar banho, tirar as "sujeiras da rua", então pode.

      Excluir
  61. Falar de sexo no telefone.. ou por waths quebra o preceito?

    ResponderExcluir
  62. Gostaria de saber se beijar na boca quebra preceito..na verdade sei que fugi das regras mais gostaria de saber se acarreta em algo ruim :( , tentei fugir de todas as formas , mais não consegui ....fiz um ebó no sábado 22/10/16 .

    ResponderExcluir
  63. Gostaria de saber se beijar na boca quebra preceito..na verdade sei que fugi das regras mais gostaria de saber se acarreta em algo ruim :( , tentei fugir de todas as formas , mais não consegui ....fiz um ebó no sábado 22/10/16 .

    ResponderExcluir
  64. Estou três meses de resguardo não agüentei e bati uma!
    Agora estou com medo
    A festa de dona 7 do meu pai de santo está chegando e eu vou se acha que ela pode falar alguma coisa comigo sobre isso?

    ResponderExcluir
  65. Oi minha mãe esta de preseito e queria saber se eu posso jogar Xbox 360 se eu jogase atrapalharia no preseito dela?

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde eu fiz um ebo faz 2 dias
    Hoje eu acabei comendo umas 6 pipoca e ai me lembrei que não podia e não comi mais
    Gostaria de saber se quebrou o preseito?

    ResponderExcluir
  67. Olá mim tirem uma dúvida cruel estou no 5 dia de resguardo e comir algo q não podia sem intenção depois sentir um dor de cabeça pois fiz uma limpeza pois fizeram algo pra mim matar comir sem intenção posso ter prejudicado meu trabalho mim ajudem tô muito nervosa

    ResponderExcluir
  68. assistir video de porno quebra resgardo...

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Uma pergunta minha amiga feiz santo sango e fico 18 dia no Ronco e ela tinha que fazer o kele na casa do pai de santo mais ela veio pra casa e o pai De santo tiro o kele eo contra egum e ela veio pra casa. E ta conprinto as obrigaçao en ksa isso prejudica

    ResponderExcluir
  71. Boa noite meu marido pedido que não a procura se ele nas segunda feira pois seria bom para o nosso relacionamento e algum tipo de preceito e ele não pode falar

    ResponderExcluir
  72. Porque em uma casa de religião
    Um faz obrigação e todos irmãos entram em resguardo

    ResponderExcluir
  73. Disseram ao meu namorado, que quando acabar o seu resguardo dos três meses, antes dele transar, tem que bater punheta e que pode ser somente ele. Isso é verdade ou como você disse, é invencionite ?

    ResponderExcluir
  74. Eu estou de preceito eu completando os 21 dias de resguardo posso fazer sexo?

    ResponderExcluir
  75. Boa noite. Não sou da religião mas queria muito fazer um trabalho, alguém pode me ajudar. Outra dúvida quando faço uma simpatia e quero muito o resultado eu teria de me resguardar de algumas coisas??

    ResponderExcluir
  76. Durante o resguardo do trabalho eu vesti preto, mas não sabia, eu achei q só não era pra sair da casa de axe vestido assim, será que isso implicará? O trabalho foi em vão?

    ResponderExcluir
  77. É incrível a incapacidade do ser humano não ter autocontrole. Sexo não é como a fome e a sede que não se pode controlar por muitos dias. O orixá só pede o que está dentro de nossa possibilidade fazer. O companheiro de verdade compreende isto os preceitos necessários da religião. O corpo sente a vontade do sexo, mas isto pode se abstrair. Rezem, peçam força a Deus e aos Orixás, e ao orixá a quem sua cabeça foi consagrada e receberá a força necessária para passar por todos os obstáculos. Eu estou em resguardo de 3 meses, e estou feliz. Amo demais o carnaval e fiquei em casa todos os dias. Gosto de tomar uma cerveja em lata e conversar com meus vizinhos no bar, nunca mais entrei no bar e não sei se entrarei depois destes meses a afastamento. Não estou saindo à noite e nem nos finais de semana, a não ser para ir à roça botar água nas quartinhas de meus orixás. Só saio para trabalhar com cuidado de não passar meio-dia e 6 horas na rua. E tenho certeza que sairei deste resguardo mais forte por ter a capacidade de seguir todos os preceitos e cumprir o resguardo. E com a força e felicidade de meus orixás.

    ResponderExcluir
  78. Passados os tres meses apos a obrigaçao de 7 anos. Quanto a pessoa fica sem poder fazer pintura, chapinha ou cortar os cabelos?

    ResponderExcluir
  79. Passados os tres meses, apos a obrigação de 7 anos, quanto tempo a pessoa fica sem poder fazer pintura, chapinha ou cortar os cabelos?

    ResponderExcluir
  80. Eu e meu marido fizemos um trabalho e ele não conseguiu segurar a vontade de fazer sexo então ele me pegou a força sem minha vontade o que eu devo fazer agora?

    ResponderExcluir
  81. Eu e meu marido fizemos um trabalho e ele não conseguiu segurar a vontade de fazer sexo então ele me pegou a força sem minha vontade o que eu devo fazer agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos tu não quebro o resguardo ,ele quebro pra ti kkkl

      Excluir
    2. isso num é estupro não querida?

      Excluir
  82. boa noite
    estou de resguardo dos 3 meses fui iniciado a pouco , moro com um rapaz e eu acabei dando uns amassos com ele
    nao rolou sexo de penetração quais consequencias terei na minha vida , estou com medo de falar com meu babalorixa e ele acabar comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabar contigo não e nada o pior e teu cu q já ta acabado llklkk

      Excluir
  83. Boa noite amigos...meu esposo esta de preceito porem esta sem o kele (nao sei como escreve) e a gente se ama demais e antes dele entrar no roncó eu estava no periodo menstrual e a gente nao teve relacao antes dele entrar...ai ele saiu e a gente nao se resistiu e acabou rolando mas nao teve beijo foi apenas o ato de mais ou menos 3 minutos ele nao se aguentava mais...sera que ele perdeu a feitura??

    Me ajudem quem entende...nao estou aqui pra ser julgada apenas queria tirar essa duvida...

    Ja estamos a quase nove anos juntos e temos dois meninos mas o fogo dele e demais e nao resistiu...ele se arrependeu mas ja foi ne,aconteceu!!!

    ResponderExcluir
  84. Fiz um trabalho tinha que ficar 3 dias de resguardo e não poderia fazer sexo acabei mim masturbando. Meu resguardo foi quebrado? Como faço pra consertar meu erro

    ResponderExcluir
  85. Dois dias de preceito para buscar um o Santo seus ibá (barracão) no candomblé é satisfatório

    ResponderExcluir
  86. Troquei carícias quebrei o resguardo?

    ResponderExcluir
  87. Troquei carícias quebrei o resguardo?

    ResponderExcluir
  88. Gente estou um pouco confuso e também discredulo sobre aos babalorixas com respeito ao preceito de yao.
    A minha saida foi na festa de Ogun onde como toda festa típica de Ogun teve feijoada com bastante carne.
    A minha dúvida é no dia da minha saída deram para minha dofona e eu arroz, farofa, feijoada com carne e couve ( ordem dada do meu avô de santo na frente do meu babalorixa) servidos num prato de vidro bebendo refrigerante de guaraná, desde esse dia eu fiquei desconfiado.
    Com essa minha história, o que faço?

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, gostaria que tirassem uma duvida minha, Fiz um trabalho para quebrar um feitiço, a mãe de santo me falou que eu tenho que ter um reguardo de 7 dias, não posso comer algumas coisas por exemplo coentro, no segundo dia eu comi macarrão, mais depois eu vi que no molho pronto vinha nos ingredientes coentro, será que quebrou meu resguardo ? Muito obrigado desde já !

    ResponderExcluir
  90. Motumba, fiz meu Sto a 1 mês e meio, estou sem kele por conta da vida agitada que tenho no trabalho e meu orixá concordou em tirar. A 2 semanas conheci um pessoa maravilhosa e q foi o que sempre pedi a meu orixá. Acabamos nos beijando e agora estou preocupada com essa atitude será que eu perdi tudo q fiz na minha feitura não sei nem como contar p minha mãe qual será a atitude dela. Alguém pode me auxiliar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale com sua mãe sim!
      Nós erramos infelizmente.
      Sou feita tem um ano e 1 mês e tudo que você fizer de errado passe para seu pai ou mãe... E tente não cometer mais... Quando pensar em fazer pense em seu orixá.
      Não acredito em castigo mas sim que quando confiamos neles eles confiam na gente, quando nos entregamos para nosso orixá o mesmo ele fará... Respeito, lealdade é muito importante entre você e seu orixá.
      Então conte para seu zelador sim!!
      Boa sorte :)

      Excluir
  91. Boa noite!
    Sou abiã em uma casa ketu que entra em resguardo de obrigação amanhã e permanecerá assim até dia 05/08.
    O que acontece se eu quebro o resguardo? Se eu não for pra casa ajudar na obrigação mesmo assim terei quizila?

    ResponderExcluir
  92. Comi uma pimenta biquinho mas não sabia q não podia estou de preceito 3 dias o que faço

    ResponderExcluir
  93. Bom dia minha esposa está de três meses de resguarda eu estou morando na casa da minha mãe eu não posso nem vê e fala com ela isso procede. Alguém sabe me informar

    ResponderExcluir
  94. Boa noite! fiz de tudo, falei pro namorado que tava doente, que não podia fazer sexo, ele disse que só vinha pra conversar, começou me tentar e eu sem querer, terminei cedendo, mas na minha mente tava fazendo pra ele mas eu não me satisfiz em nada, porquê tava consciente que era ele e não eu, mas não consegui evitar, até porque ele não sabe o motivo e eu não poderia contar. E agora?

    ResponderExcluir
  95. Eu tô de preceito e amo sexo, porém de todos os resguardo a cumprir esse tá sendo o mais doloroso pra mim são 17 dias sem sexo hoje tô no oitavo, mais to subindo nas paredes e segurando pra não bater uma, tanto que quando dar vontade até assisto vídeos mais quando vejo que não tô suportando eu paro na hora e não toco sequer no meu pênis pra não quebrar meu preceito porém tá um sofrimento só. Mais tudo por amor e respeito ao orixa e quem dedicou seu tempo para fazer minha obrigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corte o pênis fora!Melhor do que ficar sem se aguentar

      Excluir
  96. Boa tarde, gostaria de saber quantos dias fica o resguardo de aribibó...
    Sexo e bebida? Obrigada vou aguardar retorno!

    ResponderExcluir
  97. Bom dia. Fiz um Ebo para Exu para abertura de caminhos, mas por esquecimento acabei usando vinagre no tempero e comendo laranja e uva que são frutas citricas. Isso apenas no primeiro dia dos três que precisaria ficar em resguardo. O resto fiz tudo certinho, só no legume e não sai de casa. A pessoa que fez o banho disse que o Ebo foi quebrado. O sacrificio que fiz foi em vão?

    ResponderExcluir
  98. eu acho um seguinte que tem que ver este seguimento pq assim nem sempre as pessoas sao da mesma religiao entao fica complicado esses tres meses eu acho que teria ser conivente pq cada caso e um caso ja que eu li que os orixas nao estao pra promover dicordia e nem dizamores todos tambem tem uma vida fora.

    ResponderExcluir
  99. Gostaria de saber se preceito de usar apenas Branco.. .a roupa íntima também deve ser branca? Pode usar um casaco sem ser preto ou vermelho? Pode usar azul?

    ResponderExcluir
  100. Eu fiz um trabalho pra retirada de Egum, e tenho um resguardo de 21 dias. Porém minha mãe fez um macarrão que está escrito “PODE CONTER OVOS”. E eu comi, confiando em minha mãe! Ela confundiu os pacotes de macarrão. Meu resguardo foi quebrado ?

    ResponderExcluir
  101. Motumbá...meu marido tá feito no santo...tá de preceito de Ogum...e fizemos sexo por 3 vezes umas das vezes fomos ao motel ele quebro o preceito só do sexo....tem algo q podemos fazer para volta atrás..ele fez santo pois estava no mundo da drogas. Lamentamos muito mas agora já foi

    ResponderExcluir
  102. Ficar nervoso quebra o resguardo ?

    ResponderExcluir
  103. Boa noite!
    Estou de resguardo por 3 dias e termina no domingo, no sábado apos a meia noite ja poderei fazer o que não poderia durante o resguardo?

    ResponderExcluir
  104. Me tirem uma dubdúv pouco tempo de feito, filho de Oxóssi e eu cumoirc os 3 meses e 21 dias de resguardo. E ainda mais 7 que meu pai pediu. Só que hoje terça feira eu fui bater uma e esqueci que estava de conta. Tem alguma coisa ? Por favor me tirem essa duvidd. Lembrando que já cumpri o resguarfr

    ResponderExcluir
  105. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  106. Quebrei a dieta minha mulher fez sexo oral Perdeu a força do ebo,o que acontece já tô 5 dias de dieta

    ResponderExcluir
  107. Quebrei a dieta fiz sexo oral Perdeu a força

    ResponderExcluir
  108. Fiz santo,cumpri os 28 dias,e tem o resguardo de 3 meses,após esses 28 dias completados,posso me masturbar?

    ResponderExcluir
  109. Queria tirar uma dúvida, meu namorado Tah de preceito, eu n sou do centro ainda mais eu por ser o namorado dele eu também entro de preceito junto cm ele?

    ResponderExcluir
  110. Fui tkmat banho , porém tinha que lava o pênis , meu pênis ficou duro mais nap gozei significa que eu qiebriq o resgiares ?

    ResponderExcluir
  111. Fui tomar banho porém tem que lava o pênis , quando fui lava meu pênis ficou duro e sentir uma tesão enorme , porém não gozei nem nada do tipo significa que quebrei o resguardo nao ne .

    ResponderExcluir
  112. Meu preceito se iniciou ontem, quero tirar uma dúvida sexo eu sei que não pode haver por respeito, mais tem algum problema dormi junto com marido?

    ResponderExcluir
  113. Irmãos sempre segui certinhos as leis e preceitos da casa da minha mãe mais está vez eu fiz obrigação sou filho de bara lode e no terceiro dia quando me dei por conta já tinha mantido relação sexual alguém q tenha mais conhecimento pode me dizer algo tô com mágoa terrível dentro de mim

    ResponderExcluir
  114. Oi após a deita pro santo posso fazer limpeza em casa com anil e água benta ????ou só posso fazer ritual de limpeza após os resguardo???

    ResponderExcluir
  115. Me iniveiidia 10 de setembro de 2018 .
    Aconteceu várias coisas.
    Éramos um barco.
    Eu Dofona de Odé e a outra dofonitinha de Oxumarê .
    Passamos humilhações entre pai de santo e mãe de santo.
    Aconteceu várias coisas .
    Passamos 10 dias no quarto do snato. Passando certas situações e gritos .
    Daí o pai de santo com sua artogancia e a sua esposa que é mae de santo tbm ignorante.
    Falavam gritando com nós duas, só faltava bater em nós .
    Daí na terça feira já estávamos pra receber visitas .
    Daí a mãe de santo fez coisas com os meus familiares que não fustei.
    Eles passaram uns dias sem falar com nós duas .
    Daí ontem o pai de santo chegou a mim com uma ignorância .
    Daí eu me desesperei e disse que queria sair.
    Mais que eu não vou e nem abandonei o meu orixá.
    Daí ele me pegou a força e quebrou meu Quelé e tudo de estava em mim.
    E jogou no aceitamento.
    Ele quase me chutava sorte que eu fui taouda .
    Daí então a dofonitinha de Oxumarê tbm querida sair .
    Ele fez a mesma coisa com ela .

    Daí vai me pergunta.

    Será que eu perdir tudo o que eu fiz ?
    O que devo fazer ?
    Eu por conta própria estou usando branco , dormindo no chão , tipo estou de preceito mesmo depois disso tudo.
    O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  116. Estou de preseito...foi dito para nao comer carne,,,eu comi linguica,estou preocupado..o baiano disse nan coma nada do que esta aqui...linguica não tinha no ebo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linguiça de porco carregada não pode comer ,

      Excluir
  117. Fiz uma limpeza tenho que ficar 7 dias de resguardo, me masturbei isso seria um problema?

    ResponderExcluir
  118. Eu e meu filho fizemos uma limpeza e bori só que no 11dias meu namoro meu fez penetração mas foi sem a minha vontade será que quebrou o resguardo de 21 dias só o meu ou o do meu filho também

    ResponderExcluir
  119. Fui iniciada a mas ou menos 2 meses, porém por questões de esquecimento dia a dia e correria acabei dormindo 1 dia na cama
    Oque pode acontecer? Terei que refazer meu preceito?

    ResponderExcluir
  120. Estou de preceito de iniciacão e namoro,troquei carinhos com meu namorado sem penetração ou masturbação apenas carinho , Pode haver cobrança do Santo ou coisa do tipo?

    ResponderExcluir
  121. Ola. O dia de resguardo do meu orixá é de quarta feira e nesse sia acabei trocando mensagens picantes com meu namorado. Isso é considerado um desrespeito ao meu orixá?

    ResponderExcluir
  122. Como e o preceito de um ogã na sua segunda feitura?

    ResponderExcluir
  123. Que tipo de carne NAO pode comer, depois de feito o trabalho com a pomba gira!?

    ResponderExcluir
  124. Olá sou ekeji, marido deu bori ontem com mais duas pessoas meu pai de santo tava sozinho em tudo então me pediu ajuda pra fazer o ebo e ajudar nas rezas eu ajudei mas não olhei pro meu marido na HR do ebo cantei de longe sem olhar pra ele , no fundamento dele fiquei do lado de fora já nos das irmãs de barco dele só entrei pra rezar e sai . NÃO É FEITURA É APENAS BORI. me ajudem quero saber se isto prejudica nos dois?

    ResponderExcluir
  125. Gostaria de saber aos irmaos com muito respeito a todos quanto de preceito é a média para quem acaba de sair de uma função de santo ou seja saiu do quarto de santo quanto é a média de preceito.?
    Agradeço gentilmente se me responderem obrigado motumba

    ResponderExcluir
  126. O resguardo que estou são de 3 dias, mas tenho uma dúvida, termina hoje no mesmo horário que acabou o trabalho ou espero passar a lua de hoje?

    ResponderExcluir
  127. Tenho que tomar uma banho por 7 dias e sei que não posso ingerir carne com o banho no corpo, gostaria de saber se antes do banho eu posso comer

    ResponderExcluir
  128. Eu to de 21 dias de resguardo, mas eu me toquei porque acordei excitado mas n ejaculei parei antes, só o fato de se tocar quebra o preceito?

    ResponderExcluir
  129. Amigo, gozar sem se masturbar assistindo vídeo proibido quebra resguardo?

    ResponderExcluir