sábado, 3 de abril de 2010

ÀDÚRÀ (REZAS)

O Candomblé é uma das mais belas e originais manifestações de espiritualidade, com um vasto e riquíssimo naipe de nuances, com personalidade, feição e expressão próprias, traduzidas em linguagem também própria e variada.

A nossa religião é eminentemente de transmissão oral, e apesar disso, conseguimos preservar ao longo do tempo grande parte dos seus rituais, cânticos e liturgia.

A língua oficial nas Nações Kétu, Ègbá, Ifón e Ìjèsà, é o Yorubá, que apesar disso é também muito utilizada nos cultos de origem Angola e Jeje, oriundos de países e culturas diferentes. Algumas pessoas, infelizmente poucas, conseguem ainda hoje manter a tradição falada em Yorubá e têm um domínio e conhecimento perfeito do idioma, mas a maioria dos seguidores do Candomblé apenas o faz de forma empírica e mecânica, limitando-se a repetir o que foi dito e decorando o essencial.

Torna-se portanto muito importante nos nossos dias fazer um esforço no sentido de recuperar o Yorubá, divulgar, ensinar e traduzir, para que não seja perdido e sobretudo para que seja entendido tudo aquilo que é dito e transmitido na nossa tradição.

É através dela que se conversa com os Òrìsàs – a tradição Oral – e é também através dela que se expressam os Orins (cânticos), Àdúrà (rezas), Ofos (encantamentos) e Oríkìs (louvações).

Já começámos este trabalho aqui no blog com a publicação de Oríkìs, e as suas respectivas traduções. A partir de hoje iremos também publicar alguns Ádúrà.

Um comentário:

  1. Boa tarde Ronaldo, td bem?
    Há alguns dias venho lendo e observando seus posts e me parecem reunir muitas informações que consideo corretas. Não estou julgando seu trabaho de forma alguma e nem tenho conhecimentos para isso. O que quero dizer é que como abiã de keto estou em fase de muito estudo e como nossa religião é 99% oral, sinto falta de livros e textos com pesquisas mais aprofundadas que possam fundamentar meus estudos. Principalmente nas questões de linguística, até mesmo pq acredito que apartir do estudo da lingua fica mais fácil distinguir as informações coerentes nos demais assuntos.
    Sera que você poderia compartilhar suas fontes?
    Sejam livros ou artigos, o que você puder.
    Grato,
    Eduardo Amorim.
    email e msn: dudubem@hotmail.com

    ResponderExcluir